Willi Ninja

Considerado o padrinho do voguing e conhecido como pioneiro na cena ballroom de New York. Com seu estilo e técnicas conseguiu alcançar espaços nunca atingidos dentro da comunidade, o que trouxe uma visibilidade para a Nova York marginalizada e segregada por preconceito. Willi fez sua reputação como dançarino de rua  sendo visto frequentemente praticando voguing em uma parque da cidade de Nova York. Nessa mesma época, a diretora de cinema Jennie Livingston o conheceu enquanto realizava as filmagens de seu documentário Paris Is Burning, lançado em 1990.

Foi mother da House Ninja, sua família que o acolheu na cena ballrom. Com sua orientação essa house se tornou uma das mais potentes da cidade e ajudou a unir o apelo da contracultura à cultura popular, alçando as drag balls para uma mídia massificada e reconhecida.

Apos o sucesso, Willi coreografou alguns videoclipes como “I Can’t Get No Sleep” do Masters At Work e “Deep In Vogue” de Malcolm McLaren, tendo também performado no último. Lançou seu próprio single “Hot”, desfilou para a grife Jean-Paul Gaultier.

Quem foi - Willi Ninja

Fonte: https://www.sianidancewear.com/post/quem-foi-willi-ninja